Olá, bem-vindo ao novo site do Faenas TV

A origem do Faenas TV

Não faz sentido falar deste projecto, sem falar da minha paixão pela Tauromaquia. O primeiro contacto que tive com esta “forma de estar na vida” e com este “amor eterno”, foi durante a minha infância e ao contrário de muitos aficionados que têm ligações familiares a este mundo, comigo passava-se exactamente o contrário. A minha família nunca teve ligação ao meio rural, e nem sequer eram pessoas aficionadas, mas sempre respeitaram a Festa Brava. A grande responsável pelo despertar da Tauromaquia foi a televisão. As transmissões das corridas de toiros e o magazine taurino (da autoria de Francisco Morgado e de Maurício do Vale) que eram emitidos na década de 90, na RTP1 e na RTP2 (os únicos canais de televisão que existiam há 30 anos atrás em Portugal), foram os meios que despertaram em mim este amor pela arte, que do meu ponto de vista, melhor representa o sentido da vida.

Isto, numa altura em que a Internet não passava de uma imaginação na cabeça dos mais criativos.

O tempo passa, fiz a minha formação em Direito e Ciências da Comunicação e em 2010 depois de ter passado pela TVI, onde tive a oportunidade de aprender bastante, sobre o jornalismo na vertente audiovisual e decidir que esta seria sem dúvida alguma, a área na qual queria fazer carreira. Sinto uma necessidade enorme de retribuir à Tauromaquia, todos os excelentes momentos que me proporcionou ao longo da vida.

Não tendo valor, nem talento para ser toureiro ou forcado, nem conhecimentos para ser ganadeiro. Descobri que o meu contributo na Festa Brava, seria através do jornalismo. Podendo com o decorrer do tempo e da aprendizagem (que estou constantemente a adquirir), ser uma mais valia nesta área, inovando e trazendo uma “lufada de ar fresco” à comunicação social taurina portuguesa. Consequentemente, crio o Faenas na vertente radiofónica, um magazine taurino, que foi transmitido numa estação de Vila Franca de Xira. Pelas ondas hertzianas da Ultra FM, passaram alguns dos nomes mais importantes de Tauromaquia actual.

diogo marcelino - pontes dias

A par disso, ao longo deste tempo tornei-me num aficionado prático, que procura sentir as sensações do toureio, para conseguir ser o mais realista possível, na concepção de conteúdos jornalísticos taurinos.

No entanto, tendo em conta a evolução dos Media, percebi que o presente passava por outras plataformas, nomeadamente o vídeo online e assim em 2011, surge o Faenas TV (com a preciosa colaboração, do meu amigo Óscar Rosmano filho). Gradualmente, o projecto foi crescendo e ganhando o seu espaço na comunicação social, destacando-se sempre por ser uma das poucas plataformas audiovisuais, dedicadas à Tauromaquia em Portugal. Numa altura, em que não existe nenhum magazine taurino a ser transmitido nas televisões nacionais em sinal aberto.

Hoje, ao fim de 6 anos de Faenas subimos mais um degrau, fruto da evolução natural da comunicação social e da sociedade em que estamos inseridos e chegamos assim ao novo site do Faenas TV. Um órgão de comunicação social taurino multiplataforma, dedicado a divulgar a Tauromaquia com qualidade.

Vamos lá descobrir o site! 

É muito fácil “navegar” no Faenas TV. O site está dividido em 5 categorias: Sinopse, Notícias, Vídeos, Agenda e Outros Mundos e está concebido para que a sua utilização possa ser realizada tanto em dispositivos fixos, como moveis, a qualquer hora do dia e em qualquer parte do Mundo.

Na Sinopse o aficionado vai conhecer a origem do Faenas TV e qual a sua missão na comunicação social.

Nas Notícias, você vai ficar a par de todos os acontecimentos que marcam a actualidade taurina nacional e além-fronteiras. Os conteúdos podem ser em texto, em fotografia ou em vídeo. Em algumas situações vão incluir as 3 vertentes.logo-faenastv-site-lateral_300x250

Nos Vídeos, vai poder ver os momentos mais importantes da tauromaquia no formato audiovisual, a maioria dos conteúdos vão ser produzidos pelo Faenas TV, mas sempre que for oportuno vão surgir vídeos realizados por outras produtoras, desde que tenham o padrão de qualidade que consideramos ser obrigatório.

Na Agenda, vai ficar a par dos principais eventos que se vão realizar nas arenas nacionais.

E porque a vida não é só Tauromaquia, existe a categoria Outros Mundos, que são breves notícias sobre o Mundo que nos rodeia.

Para terminar esta visita pelo novo site do Faenas TV, convido a subscrever a nossa newsletter para receber comodamente no seu email, os acontecimentos que marcam a actualidade taurina em Portugal.

O site vai ser actualizado diariamente, com diversos artigos. Como é óbvio, só levantei “a ponta do véu”…. As novidades em relação à realização de conteúdos jornalísticos, que visem informar (e sempre que possível ensinar e criar novos aficionados) não vão parar por aqui.

Esteja atento, porque uma coisa eu prometo, o Faenas não vai querer ser melhor ou pior que ninguém. Vai ser diferente de todos e acima de tudo vai ser único!

Até breve,

Diogo Marcelino

Jornalista com a carteira profissional 9487

diogo marcelino - imprensa