As Festas do Colete Encarnado que todos os anos se realizam no primeiro fim-de-semana de Julho, em Vila Franca de Xira, foram as vencedoras das “7 Maravilhas da Cultura Popular”. O concurso levado a cabo pela RTP divulga e promove os valores de uma identidade nacional sólida e forte.

Ano após anos, temos vindo a conhecer e a entender (ainda melhor) o nosso país e o nosso povo… o nosso património material e emocional, recuperando assim o interesse e o entusiasmo das populações e de quem as visita.

Este ano houve mais de 500 candidatos e o vencedor foram as festas onde a figura central é o Toiro e o Campino. Como escreveu a critíca taurina Catarina Bexiga, foi “uma herança deixada por José Van-Zeller Pereira Palha e mantida pelos Vilafranquenses. Um legado conservado de geração em geração, que abarca a forma de ser e de estar de um povo. Que reúne práticas e costumes com que nos relacionamos. Que, inclusive, tem uma componente afectiva muito própria. São afinal as Festas em que nós (Aficionados) nos revemos!”

Numa época em que existe um movimento organizado contra a Festa de Toiros, esta é sem duvida alguma, uma prova que a Tauromaquia está bem viva no Povo Português.

Viva o Colete Encarnado e Parabéns Vila Franca!

foto: Pedro Batalha