A ProToiro, através da marca Touradas, vai organizar o Dia da Tauromaquia, a 29 de fevereiro, num evento a realizar-se na praça de touros do Campo Pequeno. O objetivo desta iniciativa é celebrar a cultura tauromáquica e a liberdade cultural. 

As portas da praça mais carismática Praça de Toiros do País vão estar abertas a partir das 10h. 

Ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a afición e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e atividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas várias atividades culturais e demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio, recortadores, espectáculo equestre e uma grande exposição de casacas históricas da família Ribeiro Telles. 
O programa detalhado pode ser consultado em www.diadatauromaquia.pt e os bilhetes podem ser comprados em www.ticketline.pt.

A grande novidade deste ano é a Tenda Música, onde vai decorrer a animação musical no exterior durante todo o evento, a partir das 11h30, com nomes como Valada, Los Romeros, José da Câmara, Joaquin Moreno, com Toy a ser o cabeça de cartaz. 

A programação é a seguinte:

11h30-11h45: Grupo Coral e Instrumental do Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos (Folclore Alentejano)

11h45-12h15: “Las Rocieras” (Sevilhanas)

12h15-12h45: Diogo Quadros (Guitarra Portuguesa)

12h45-13h15: Bafos de Baco (Cante Alentejano)

13h30-14h00:“Los Romeros”
14h00-14h30: José da Câmara e Teresa Brum (Fado)

14h30-15h00: Joaquín Moreno (Flamenco)

16h30-17h00: Valada (Rock/Funk)

17h00-17h45: Toy (mini concerto)

O dia encerra com um cartel de luxo para o Festival Taurino Misto (18h) que será composto pelos cavaleiros António Telles, Ana Batista (que inicia a comemoração dos 20 anos de alternativa), Francisco Palha e Luís  Rouxinol Jr. e os matadores de toiros Nuno Casquinha João Silva “Juanito”. Os Forcados serão os Amadores de Santarém e de Lisboa. A cavalo serão lidados 4 toiros Ribeiro Telles e a pé 2 novilhos de Calejo Pires

A Festa continua na After Party no Lust in Rio.

Outras informações:

  • Os menores de 12 anos não pagam bilhete, acompanhados por um adulto;
  • Dos 3 aos 6 anos podem ficar ao colo dos pais, um por adulto. Entre os 7 e os 12 terão de ficar situados na Área Criança, na Galeria 1ª, numa área vigiada em permanência durante o Festival;
  • A atividades são na generalidade gratuitas;
  • As atividades são totalmente gratuitas para detentores de bilhete para o festival taurino;
  • O concerto na arena, os recortadores e o espetáculo equestre precisam de uma pulseira de acesso, no valor de 2€, que pode ser comprada no acesso de cada setor.