As tradicionais Festas do Colete Encarnado voltam a Vila Franca de Xira nos dias 5, 6 e 7 de julho, num grandioso evento em que toda a cidade é o palco onde se fortalecem tradições relações, celebrando os aspetos mais genuínos da Identidade Vilafranquense. São 87 anos de uma carismática festa que se instituiu como marca do Concelho de Vila Franca de Xira e no mundo da Festa Brava e que todos os anos atrai a Vila Franca de Xira milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Programa Completo da iniciativa já está disponível.

Cumprindo a tradição, a figura do Campino é o principal elemento da Festa. A valorização deste trabalhador do campo é transversal a todos os aspetos que integram o programa do Colete Encarnado, que tem o seu ponto mais alto na tarde de Sábado, 6 de julho, na Homenagem ao Campino. Este é o momento em que campinos e população se reúnem no Largo da Câmara Municipal, para uma homenagem cuja emoção expressa bem a vitalidade das tradições da terra, ligadas à Cultura Tauromáquica. Em 2019, o Campino homenageado será José Rodrigues da Silva, também conhecido como José “Mimoso”.

As esperas e as largadas de toiros pelas ruas, a Corrida de Toiros e outros espetáculos taurinos na Centenária Praça de Toiros “Palha Blanco”, são componentes essenciais desta Festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo.

Nos oito palcos dispersos pela cidade, animação musical será uma constante. Para além dos locais habituais, será este ano instalado, pela primeira vez, um palco na Praceta da Justiça, trazendo ainda mais diversidade à programação. Na Avenida Pedro Victor mantém-se o palco principal, onde irão decorrer os grandes concertos: na noite de 6.ª Feira, os Resistência, seguidos da Festa M80. Na noite de Sábado, sobem ao palco os El Amir-Flamenco, R.A.Y.A. Los Cavakitos. E no Domingo, o encerramento estará a cargo da Orquestra Ligeira do Exército. Não faltará também a distribuição gratuita de sardinha assada e de caldo verde na madrugada de sábado.

Colete Encarnado também é, para muitos, ponto de encontro momento anual de convívio familiar e entre amigos. Essa celebração preenche as ruas de Vila Franca de Xira e porisso o espírito da Festa vive-se intensamente por toda a cidade, nas Tertúlias, nos pátios,junto aos palcos, ou de um modo geral, em cada porta aberta, marcando desta forma a bemcaracterística hospitalidade vilafranquense.

As Festas do Colete Encarnado são o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, primando pela qualidade, pela diversidade cultural e artística, e acima de tudo, pela alegria de celebrar os valores e as raízes históricas mais profundas de Vila Franca de Xira.

foto: Ana Serra