Por ocasião das Festas de São José que decorrem entre 15 e 19 de março a “Viver Santarém” – Desporto e Lazer em colaboração com a Câmara Municipal local, pretendem uma vez mais e à semelhança dos anos anteriores, destacar a importancia da tauromaquia, na capital do Ribatejo. Vão realizar-se diversas atividades com o objetivo de destacar a Festa Brava e o ambiente tipica
mente ribatejano, promovendo, para o efeito, um vasto leque de animações e espetáculos, a realizar no Campo Infante da Câmara e na Casa do Campino em Santarém.
Largadas de Toiros, Recortador do dia, Pega do dia, Futevaca e demonstrações de toureio a pé e de forcados, a cargo respetivamente da Escola de Toureiro Joaquim Gonçalves e dos Forcados Amadores do Futuro de Santarém
No entanto, um dos momentos altos destas Festas, vai ser no sábado dia 18. Nessa manhã vai decorrer uma atividade de cariz ludico e pedagógico designada: “VAMOS BRINCAR AOS TOIROS”, que consiste em utilizar toiros insufláveis que vão percorrer as principais ruas do centro histórico da cidade até ao Largo do Seminário onde aí se desenrolará o espetáculo e começaremos a brincar com a tradicional largada de toiros, tão característica da nossa região.
A fase seguinte, explica aos mais pequenos o que é uma corrida de toiros, incluindo, para o efeito, lições de toureio, manuseamento de capotes e muletas, acessíveis a todos os meninos presentes no espetáculo.
Os mais sortudos vão poder vestir-se de cavaleiros, matadores e forcados e assim demonstrarem a sua arte nas diferentes fazes e categorias de uma corrida.
A acompanhar todo o evento, para além de uma equipa de profissionais responsáveis, contaremos com a presença de diversas figuras do toureio nacional. De forma a mantermos a segurança de todas as crianças, tudo será realizado com a utilização de Tourinhas que simulam a investida do animal.