O Tribunal Constitucional de Espanhol, vai anunciar a proibição dos toiros na Catalunha (Barcelona).

Para o órgão máximo da justiça espanhola, o Parlamento Regional da Catalunha não tem poder jurídico para proibir a Tauromaquia naquela região, tendo em conta que se trata de matéria do foro nacional. Este é um assunto da competência do Governo Espanhol e das Cortes Generales, são eles que têm o poder de regulamentar sobre a Tauromaquia em Espanha.

barcelona-serafin-marin-ultima-corrida-de-toiros

Legenda: O matador catalão Serafin Marin, na última corrida de toiros realizada em Barcelona – foto David Airob

Recorde-se, que a proibição tinha sido votada no Parlamento catalão a 28 de Julho de 2010 (com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções), no entanto, a ultima corrida de toiros realizou-se no final da temporada 2011, altura em que o Partido Popular Espanhol, apresentou um recurso junto do Tribunal Constitucional. O anúncio da decisão final, vai ser oficializado na próxima quinta-feira.

O Governo da Catalunha em conferência de imprensa, afirmou que não vai acatar as ordens do Tribunal Constitucional, “sólo acatarán la decisión que en su día tomó Parlament de Catalunya” afirmou Neus Munté porta-voz do governo regional, em declarações ao jornal La Vanguardia.

Assista a momentos da actuação de José Tomás, na ultima corrida de toiros realizada em Barcelona a 25 de Setembro de 2011

Fonte e fotos: jornal La Vanguardia