Simón Casas (em conjunto com a empresa Nautalia viagens) é o novo empresário da praça de toiros de Las Ventas durante os próximos 4 anos.

O anuncio foi feito hoje por Manuel Ángel Fernández, diretor gerente do centro de assuntos taurinos da Comunidade de Madrid. A oferta de Casas-Nautalia foi de 98 pontos, enquanto a proposta da Taurodelta (atual gestora de Las Ventas) foi de 51,13 pontos.

A proposta financeira de Simon Casas e Nautalia foi de 2.800.000 euros (700.000 euros acima do mínimo exigido), a par disso vai haver um aumento da programação da Feira de Santo Isidro e de Outono. Simon Casas prometeu ainda inovar na publicidade e aumentar substancialmente o orçamento da escola de tauromaquia de Madrid.

Simon Casas é o empresário de algumas das praça de toiros mais importantes de Espanha e França como por exemplo: Valência, Alicante, Nimes, Zaragoza, Mont de Marsan e agora Las Ventas, em Madrid.

Há mais de 40 anos que Simon Casas está ligado ao mundo dos toiros, mais do que um empresário, este taurino francês considera-se um “produtor de arte”.

A vida de Simon Casas dava certamente um filme cheio de aficion. Nos anos 60 saltou de espontaneo no Coliseu de Nimes durante uma faena do consagrado Antonio Ordóñez. Debutou com picadores em 1967 em Las Ventas e nessa tarde cortou uma orelha. Rivalizou durante vários anos com outro toureiro francês de seu nome Nimeño. Foi ainda o 1º toureiro a receber a alternativa de matador de toiros no coliseu romano de Nimes, das mãos de Ángel Teruel com testemunho de Paco Alcalde em maio de 1975. No dia seguinte a receber a alternativa, anunciou a sua retirada das arenas e dedicou-se à gestão de praças de toiros e ao apoderamento de diversos toureiros.

plaza-toros-frejus-franca-2A primeira praça que geriu foi a de Frejus, na Côte d’Azur em França. Uma praça que ficou conhecida pela presença assídua de um dos maiores nomes de sempre das artes: Pablo Picasso.

Emilio Muñoz foi o primeiro toureiro que apoderou, ainda o maestro sevilhano era um jovem que dava os primeiros passos na arte de Montes. Seguiram-se muitos outros, como por exemplo: Curro Vázquez,  José María Manzanares (pai), Finito de Córdoba, Uceda Leal, Júlio Aparicio, Javier Conde ou Daniel Luque entre muitos outros.

Na memória fica o arranjo e espírito inovador de Casas ao criar as campanhas de Paco Ojeda em 1984 e o lançamento de “El Juli”.

A 2 de Junho deste ano, Simon Casas esteve em Portugal e o Faenas TV não perdeu a oportunidade de falar com este visionário da tauromaquia. Para ver a partir do minuto 3:56.

Foto: Henrique Carvalho Dias

Videos: Muntoro e Faenas TV