O Partido Socialista decidiu acrescentar a Tauromaquia ao conjunto de espectáculos que vão ver a taxa de IVA reduzida a partir do próximo ano. A proposta de Orçamento do Estado para 2019 do Governo que propunha a descida do IVA de 13% para 6% abrangia diversos actividades artísticas e culturais, mas excluía a Festa Brava.

O grupo parlamentar socialista decidiu acrescentar a Tauromaquia à lista de espectáculos que devem ter o IVA reduzido e vai dar liberdade de voto a todos os deputados na votação na especialidade. Esta medida surge depois de a ministra da Cultura ter dito, no Parlamento, que esta taxa não seria reduzida para as touradas. “Não é uma questão de gosto, é uma questão de civilização”, disse então Graça Fonseca.

Entretanto, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu que há uma “divergência” entre o grupo parlamentar e o Governo sobre a descida do IVA para as touradas e manifestou-se “surpreendido” com a posição dos deputados socialistas. “Estou surpreendido, lamento, se fosse deputado votaria contra”.

fonte: Público e Observador

foto: Paulo Novais / Lusa