Um dos ex-libris das Festas de Santo António em Lisboa, são as marchas populares que todos os anos percorrem a Avenida da liberdade, uma das principais artérias da cidade. Este ano, 23 marchas desfilaram na noite de Santo António, celebrando os 120 anos do nascimento do ator lisboeta Vasco Santana (1898-1958). A vencedora desta edição das marchas populares, foi a marcha de Alfama.

No entanto, para os aficionados a vencedora, foi a marcha da Mouraria (que ficou em 16º lugar, ex aequo com a marcha Bela Flor – Campolide), que prestou uma singela homenagem à Tauromaquia, com o tema “Mouraria, a Tourada é o teu Fado”. Os marchantes deste bairro histórico da capital, aproveitaram esta ocasião, para lembrar a todos os “alfacinhas”, que a Tauromaquia faz parte da cultura desta cidade e não há mal algum em defender as nossas tradições.

É uma pena, que numa cidade com tanta tradição, história taurina e com uma praça de toiros que é um dos monumentos mais bonitos da capital a nível arquitectónico, não esteja inserida uma corrida de toiros no programa oficial das Festas da Cidade… Haja coragem, por parte dos nossos governantes para defender a cultura portuguesa em todo o seu esplendor!

Parabéns à marcha da Mouraria!

foto: Vitor Mota @ Correio da Manhã