O consagrado Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, debutou ontem na maior praça de toiros do mundo, a Plaza México, na cidade com o mesmo nome do país.

Para pegar os tres toiros destinados aos montemorenses, saltaram à arena Francisco Borges pegou à segunda tentativa, João da Câmara e Francisco Bissaia Barreto pegaram ambos ao primeiro intento. Os forcados de Montemor dividiram cartel com os forcados mexicados do Grupo de Mazatlán  que pegaram os seus toiros por intermédio de René Tirado (o cabo do Grupo), Carlos Tirado e Iram Gallardo.


Nesta corrida atuaram a cavalo os rejoneadores mexicanos Jorge Hernández Gárate, (palmas e orelha), Emiliano Gamero (volta e orelha) e Andrés Rozo (volta e silêncio).

Esta é a segunda corrida da digressão por terras astecas dos Forcados de Montemor, que no passado dia 27 fizeram a sua estreia no México pegando três toiros numa corrida mista realizada em Zacatecas. Nessa tarde pegaram os forcados Bernardo Dentinho e António Calça e Pina ambos ao primeiro intento e Manuel Ramalho à segunda tentativa. O cartel desta corrida mista foi composto pelos rejoneadores Andy Cartagena
(duas orelhas e duas orelhas e rabo, saiu em ombros) e Sebastián Torre (palmas e orelha) toureou também e o matador Sérgio Flores (ovacionado nos dois toiros do seu lote). Numa tarde em que se lidou um curro da ganadaria José Julián Llaguno.

Nesta corrida além dos 25 elementos dos forcados de Montemor, juntaram-se ao grupo dois elementos dos Forcados de Mazatlán, o cabo René Tirado e Arturo Castro Ortega.

A acompanhar os forcados de Montemor juntou-se à comitiva um grupo de “velhas glórias” da formação alentejana, composto por diversas caras bem conhecidas de todos os aficionados.

video: Suerte Matador TV

fotos: Paulino Santiago/”El Heraldo de México), Tadeo Alcina/aplausos.es, Emílio Méndez, NTR Toros e Farpas Blogue