Antes de tourear com António Ribeiro Telles, o mano a mano, mais esperado da temporada portuguesa (na próxima terça-feira, em Vila Franca de Xira), Diego Ventura encerrou-se no sábado com seis toiros em Las Ventas.

O rejoneador nascido em Portugal, mas desde sempre radicado em Puebla del Rio (Sevilha), cortou uma orelha ao quinto toiro pertencente à ganadaria Miura. No entanto, foi com o último da tarde, um animal pertencente à ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura, que Ventura carimbou a sua 17ª Porta Grande de Las Ventas, depois de cortar as respectivas orelhas.

No domingo ,foi a vez de outro Diego, neste caso de apelido Urdiales (e dedicado ao toureio apeado), abrir novamente a Porta Grande de Las Ventas. A faena de Urdiales, foi provavelmente uma das melhores que se realizaram esta temporada em Madrid. Foi uma faena repleta de toreria e cheia de pureza.

Nesta tarde, lidaram-se toiros da ganadaria de Fuente Ymbro e El Tajo (o sexto) e para além de Diego Urdiales, actuaram também os matadores Octávio Chacon (orelha e ovação) e David Mora (silenciado no seu lote).

video: Plaza 1

fotos: Julian Lopez @ Mundotoro